top of page
open notebook_edited_edited.png

Hoje estive com um colega de trabalho e, por sorte das circunstâncias, fomos almoçar ao mesmo café. Ele falou me de um tal de blog, vlog; talvez bog? Devia ser alguma coisa assim. Enfim… Apenas me recordo que tinha um nome sem qualquer sentido. Esta juventude está a ficar cada vez pior. Se não me engano era algo semelhante a “Psicopoly”. Nunca na minha vida daria um nome destes a um trabalho meu…. Por outro lado, o que me recordo bastante bem foi deste meu colega me falar mais em relação ao conteúdo deste “bog” e sobre uma das supostas publicações existentes.

Relativamente ao “Bog” em si, ele contou-me que pensa que terá tido como inspiração aquele jogo de tabuleiro bastante famoso chamado Monopoly. Através desse tal de “Bog”, este meu amigo contou-me que o objetivo é adquirir todo conhecimento das diversas áreas da psicologia. O que seria.

Como se fosse possível, através de um jogo de tabuleiro, conseguir entender a verdadeira riqueza da psicologia, sobretudo no que toca a um distúrbio tão complexo como a “depressão” - o suposto nome do distúrbio.

Sobre a publicação, antes de mais, o tal colega constatou, palavras dele, que o artigo acerca desta doença mental “era bastante interessante, nada menos que imperdível”. Fiquei curioso, claro, mas, ao mesmo tempo, bastante desconfiado, já que são muitos poucos os que manuseam a psicologia com tanta facilidade que conseguem entender a complexidade de uma “depressão”. Posso, no entanto, constatar que já estudei este distúrbio. Não só fiz análises acerca dele no meu laboratório, mas também porque já investiguei pacientes que infelizmente sofrem do dito distúrbio. Estive a ler acerca do blog e confesso que tudo o que foi revelado pelas minhas análises fidedigna coincide na perfeição com o que está expresso pelo artigo, para a minha surpresa.

Tanto as minhas análises como o que foi constatado pelo bog concordam acerca dos seguintes sintomas:

    ⁃    Tristeza constante

    ⁃    Perda de interesse em certas atividades;

    ⁃    Mudanças no apetite

    ⁃    Sono dificultado e Insónias

    ⁃    Pouca energia; 

    ⁃    Cansaço extremo;

    ⁃    Sentir-se sem valor e culpado; 

    ⁃    Concentração e pensamento dificulta dos;

    ⁃    Pensamentos suicidas.

 

11 de abril de 1976

bottom of page